Linhas de Pesquisa

Manejo da água na agricultura irrigada

A linha de pesquisa “manejo da água na agricultura irrigada” está fundamentada no tema que é possível utilizar os recursos hídricos na agricultura com racionalidade e sem desperdício. Tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos diferentes métodos e sistemas de irrigação e suas eficiências, manejo de culturas irrigadas, relações água-solo-planta-atmosfera e otimização dos recursos hídricos perante a crise hídrica.

Engenharia de irrigação

Nesta linha de pesquisa é abordada a hidráulica de sistemas hidroagrícolas livres e forçados, métodos e sistemas de irrigação, além da automação e controle de unidades hídricas. O objetivo principal é estudar/desenvolver técnicas de dimensionamento de sistemas de irrigação e avaliar/desenvolver peças e/ou equipamentos de irrigação.

Irrigação de precisão

O uso de imagens de satélites disponibilizadas gratuitamente com resoluções que possibilitam o mapeamento da variabilidade da condição da vegetação, assim como a utilização de VANT’s (Veículo Aéreo não Tripulado) para aquisição de parâmetros biofísicos de áreas agrícolas, são importantes ferramentas que podem ser utilizadas para essa finalidade. Dessa forma, esta linha de pesquisa objetiva monitorar áreas irrigadas vislumbrando o desenvolvimento do manejo de irrigação de forma remota.

Análise econômica

A análise econômica deve ser etapa preliminar para realizar qualquer investimento. Somado a isso, muitos projetos de irrigação recebem financiamento externo, sendo necessários estudos financeiros e econômicos. Diante disso, nossa função é realizar estudos para planejamento de projetos de irrigação, para que os mesmos atinjam eficazmente seus objetivos e metas. Além disso, os envolvidos dessa linha são responsáveis pela realização das análises econômicas dos experimentos do GESAI.

Quimigação

Estudar o efeito de fontes, doses, parcelamentos e compatibilidade de agroquímicos aplicados via quimigação. Avaliar/desenvolver peças/equipamentos utilizadas(os) na quimigação. Dessa forma, o GESAI tem a responsabilidade de gerar informações e conhecimento para o manejo da técnica da irrigação e quimigação nas culturas agrícolas.

Cultivo protegido

Os estudos em ambientes protegidos são fundamentais para analisar o desenvolvimento de plantas sob condições de irrigação, sem interferência de precipitação. O objetivo principal dessa linha de pesquisa é o estudo de técnicas de manejo de irrigação e fertirrigação em hortaliças por meio da utilização de novas tecnologias de irrigação e sistemas de irrigação que otimizem o uso da água.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados